Pesquisar este blog

segunda-feira, 21 de maio de 2012

“Sexualidade Humana Verdade e Significado”



O documento "Sexualidade Humana: Verdade e Significado", elaborado pelo Pontifício Conselho para Família no ano de 1995.
Este documento é uma espécie de guia para a educação dos filhos para o amor. Ele procura lembrar aos pais elementos importantes para ter em conta na educação dos filhos, mostra itinerários formativos, como se dirigir aos filhos nas faixas etárias correspondentes entre outros aspectos da formação.

O documento levou cinco anos de preparação para responder uma das mais importantes questões da atualidade: o problema da educação sexual, os programas de educação sexual hedonista, desenvolvidos por grupos e instituições voltados para o controle de população, para a destruição dos valores éticos e morais da sociedade já ameaçam o futuro dos jovens e a própria estabilidade da família em todo o mundo.

Esses programas denominados de "educação sexual baseada na realidade", "saúde reprodutiva", "saúde sexual e reprodutiva", "guia de orientação sexual", "educação para a família", "relações sexuais sem riscos" e outros eufemismos já constam de programas em nossas escolas.

O conteúdo desses programas para os diversos níveis escolares, desde o jardim de infância até o 2º grau, inclui: métodos anticoncepcionais, sexo livre, virgindade e incesto como tabus, além da orientação para a prática de aborto.

Preocupado com esse problema e dentro do pensamento de João Paulo II, o Pontifício Conselho para a Família responde a esses desafios, oferecendo uma orientação segura para pais e educadores, no documento "Sexualidade Humana: Verdade e Significado".

Coube ao Cardeal López Trujillo, sempre preocupado com os problemas da família e da preservação da vida, a responsabilidade desse excelente trabalho. O documento é dividido em vários capítulos:
I - Chamados ao verdadeiro amor - trata da vocação fundamental e inata de cada ser humano;
II - O amor verdadeiro e a castidade - trata de explicar o que é a castidade, dentro e fora do matrimônio e da maturidade do amor;
III - Perspectiva vocacional - traz uma síntese do ensinamento da Igreja sobre matrimônio e família como a primeira escola na formação cristã;
IV - Pai e Mãe como educadores - explica a doutrina da Igreja sobre os direitos inalienáveis dos pais como educadores "essenciais", "primeiros educadores" e insubstituíveis de seus filhos;
V - Os caminhos de formação no seio da família - parte central do documento que explica porque e como a família é "o lugar natural e usual para formar as crianças e os jovens nas virtudes da caridade, temperança, fortaleza e castidade;
VI - Os caminhos do conhecimento - ensinamentos e orientações para os diversos estágios de desenvolvimento da pessoa: infância, puberdade, adolescência, adulto.
VII - Orientações práticas - recomendações para os pais e educadores;
VIII - Conclusão

Trata-se de um importante documento que deve ser lido por todos interessados em dar às crianças e jovens uma verdadeira formação moral e ética para a vida.

Para download do livro, acesse:
http://www.promotoresdavida.org.br/formacao-teologica/magisterio-da-igreja/category/3-cria-romana?download=83%3Asexualidade-humana-verdade-e-significado

ou se desejar ler um resumo, acesse:
http://pt.scribd.com/doc/23331340/Verdade-e-Significado-Sexualidade-Resumo

Nossa Senhora da Glória, rogai por nós.
Santa Gianna Beretta Molla, rogai por nós.

Nenhum comentário: