Pesquisar este blog

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

As Cartas de Amor de Santa Gianna


Santa Gianna e Pietro seu esposo

Coloco nesse "post" algumas das cartas que Santa Gianna escreveu a seu futuro esposo, Pietro, no tempo do namoro.

Lendo essas duas cartas chegamos a seguinte conclusão, que: melhor que um tratado de teologia, elas são uma demonstração convincente de que a vida de santidade não passa necessárias pela vida religiosa ou pelo ministério sacerdotal, mas pode e deve estar em todos os lugares, em todos ambientes, vivendo-se a própria vocação de esposa e mãe, vivendo a vocação de família.

Essas cartas (há mais cartas, que mais para frente disponibilizarei aqui no Blog) oferece  a você, meu amigo e minha amiga, a possibilidade de seguir de perto a vida de uma mãe e de uma família cristã. Através da paixão do namoro, das expectativas pela vida em comum, das preocupações cotidiana, das alegrias da maternidade e do nascimento dos filhos, das preocupações com a saúde, dos problemas de trabalho. Nos mostra a família como lugar de encontro e de realizações, de companhia e de plenitude humana e cristã.  


Primeira Carta:

11 de março de 1955

Querido Pietro,

Não tenho palavras para agradecer-lhe todos os cuidados e delicadezas que você tem para comigo. Obrigada pelas rosas e pelos momentos passados ontem à noite em sua companhia. (...) Pietro, como gostaria de dizer-lhe tudo quanto sinto por você! Mas não consigo; ajude-me. O Senhor me ama muito mesmo. Você é o homem que eu queria encontrar, mas não nego que muitas vezes me pergunto: "Serei digna dele?" Sim, digo-lhe, Pietro, porque me sinto como se não fosse ninguém, incapaz para nada, embora deseje fazer que você seja feliz, receio não consegui-lo. (...)

Com muito e muito amor, saudações, sua Gianna.

Segunda Carta

13 de setembro de 1955

Meu querido Pietro,

Não tenho palavras para agradecer-lhe as suas cartas magníficas e muito carinhosas, que, uma após a outra, me são enviadas nesses dias (1). Toda carta, toda palavra sua é para mim motivo de imensa alegria. (...) Queridíssimo Pietro, estou certa de que sempre me fará feliz como hoje o sou e que o Senhor escutará as suas preces, porque feitas por um coração que sempre o amou e serviu santamente.

Pietro, quanto tenho a aprender com você! Você é mesmo um exemplo e lhe agradeço. Assim, com a ajuda e a bênção de Deus, faremos tudo para que nossa nova família seja um pequeno cenáculo em que Jesus reine sobre todos os nossos afetos, desejos e ações.

Meu querido Pietro, faltam poucos dias e sinto-me comovida por aproximar-me de receber o Sacramento do Amor. Tornamo-nos colaboradores de Deus na criação; assim podemos dar-lhe filhos que o amem e o sirvam.

Pietro, conseguirei ser a esposa e a mãe que sempre desejou? É isso mesmo o que quero, porque você o merece e porque lhe devoto muito amor. Beijos e abraços com todo o amor. Sua
Gianna

Fonte:

Santa Gianna Beretta Molla, rogai por nós.
São Benedito, rogai por nós.